Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o diagnóstico e tratamento da Doença Celíaca?

29/05/2023

Apesar de ser uma doença comum, muitas pessoas ainda não conhecem a doença celíaca. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), cerca de 2 milhões de brasileiros convivem com a doença, porém, a maioria encontra-se sem diagnóstico.

Os primeiros sintomas podem aparecer na infância ou na vida adulta.
O diagnóstico pode ser difícil porque a Doença Celíaca possui sintomas parecidos com diversos outros problemas gastrointestinais. Casos de celíacos confirmados na família podem ajudar o médico a direcionar a investigação.

Para diagnosticar a condição, o especialista pode pedir exames de sangue, que verificam anticorpos específicos do problema. Após a detecção, uma biópsia do intestino delgado deve ser realizada, sendo a única maneira de verificar se as vilosidades intestinais estão atrofiadas, o que indica a Doença Celíaca.

Com o diagnóstico, o paciente deve iniciar o tratamento imediatamente.
Não existem medicamentos para o tratamento da doença celiaca. A única maneira eficaz de aliviar os sintomas e prevenir complicações é mudar o estilo de vida, eliminando completamente qualquer produto com glúten da alimentação.

Para facilitar o dia a dia dos celíacos, existe uma lei brasileira que obriga a indústria de alimentos a informar no rótulo se o produto contém glúten ou não.

Para o correto diagnóstico da Doença Celíaca, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar