Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o tratamento do refluxo gastroesofágico

06/09/2023

O refluxo gastroesofágico, também chamado de RGE, ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o interior do esôfago. Refluxos ocasionais podem ocorrer em pessoas normais, sendo chamado de refluxo fisiológico.

Quando ele se torna frequente, incômodo, afetando a qualidade de vida, passa a ser denominado de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

A DRGE ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago torna-se fraco ou se relaxa quando não deveria, permitindo que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.
Os principais sintomas são: pirose (queimor por trás do esterno, azia) e regurgitação (volta de conteúdo líquido para o esôfago ou boca). Ele também pode ocasionar tosse seca, dor torácica, asma não alérgia, rouquidão e erosão dentária.

Principais causas:
- Anormalidades anatômicas, como hérnias de hiato;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Medicamentos, principalmente para asma, bloqueadores dos canais de cálcio e muitos anti-histamínicos, analgésicos, sedativos e antidepressivos;

- Hábito de fumar ou inalar fumo passivamente.
O tratamento para a DRGE envolve uma combinação de alterações do estilo de vida e uso de medicamentos.
A cirurgia, quando indicada, depende de vários fatores, como a idade do paciente, presença ou ausência de hérnia de hiato volumosa, grau de inflamação esofágica, complicações e desejo pessoal de quem não quer tomar medicamentos por toda a vida.

Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com quase 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar