Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é o tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)?

15/05/2023

Estamos no Maio Roxo, mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

A DII é uma inflamação do intestino que pode resultar em febre, aumento dos glóbulos brancos, além de diarreia, dor abdominal e muitos outros sintomas. As anormalidades na DII podem ser vistas em exames radiológicos contrastados ou em colonoscopias.

As duas principais doenças que se encaixam nessa categoria são a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

O tratamento indicado vai depender da gravidade do quadro e da doença de cada paciente.

Porém, de forma geral, para aliviar os sintomas, prevenir recidivas e induzir a remissão em pacientes com a doença em atividade, o tratamento envolve o uso complexo de fármacos. Na maioria dos casos, a combinação do uso de ácido 5, aminossalicílico, corticosteróides, antibióticos e imunossupressores é capaz de resolver episódios agudos, mas não evitar recidivas.

Além disso, o especialista pode indicar suplementação na alimentação, já que o organismo não absorve adequadamente os nutrientes.

Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para retirar a porção do intestino que está lesionada. Porém, isso não excluirá a possibilidade de a doença se manifestar novamente.

A mudança de hábitos também é indicada, já que as crises da DII podem ser desencadeadas por fatores externos, como a alimentação.

O Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561), é especialista em Doenças Inflamatórias Intestinais e um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), Ludvig é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

Fonte: Esadi, Revista Puc-SP

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.
Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223

Voltar