Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é realizada a Elastografia Hepática Transitória?

05/07/2023

A Elastografia Hepática Transitória com o aparelho FibroScan é uma técnica usada para avaliar o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, ou seja, sem riscos ou complicações. A rigidez hepática guarda relação com o grau de fibrose - quanto mais fibrose presente, mais rígido o fígado fica. Assim, o exame diz qual o grau de fibrose presente no fígado, informação fundamental em uma série de doenças hepáticas. O resultado do exame ajuda também a estimar a chance de complicações em situações como a cirrose hepática. Por fim, através da ferramenta CAP, pode avaliar a presença e o nível de esteatose hepática (infiltração gordurosa no fígado).

É importante ressaltar que outros fatores que podem deixar o fígado mais endurecido podem influenciar no resultado do exame, cabendo ao médico solicitante levá-los em consideração à solicitação. Atividade inflamatória muito intensa é um deles. Por esta razão, é sugerido que o exame seja realizado após a estabilização dos valores das enzimas em uma eventual agudização de hepatite. A alimentação recente também pode alterar os resultados, razão pela qual um período de 3 horas de jejum pré-exame é sugerido.

O exame com FibroScan é indolor e costuma durar menos de 10 minutos. Assim que o exame acaba, você receberá o resultado e estará liberado para voltar para casa ou para o trabalho.

Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770) é Presidente da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado no biênio 2022-2023 e médico hepatologista do corpo clínico da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Voltar