Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é realizada a Endoscopia Digestiva Alta?

11/10/2022

A Endoscopia Digestiva Alta permite o exame das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível, chamado de endoscópio, que permite ao médico observar as imagens dos órgãos em alta definição em um monitor de vídeo.

A endoscopia pode ser solicitada para diagnosticar diversos problemas, como a causa de dores no abdômen superior, náusea, vômitos, dificuldade para engolir, dentre outros. Também pode ser utilizada de forma terapêutica, como na remoção de pólipos.

Esse procedimento funciona da seguinte maneira:

- Na hora do exame, o estômago deve estar vazio. Por isso, o paciente não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame.
- Ao começar o procedimento, o paciente recebe uma pequena quantidade de líquido para ingerir, que tem como função a “limpeza” das áreas a serem examinadas.
- Em seguida, um anestésico local é aplicado na garganta para permitir a passagem do aparelho.
- Durante o exame, o paciente é deitado confortavelmente sobre o lado esquerdo e recebe um medicamento sedativo para que fique relaxado.
- Com o relaxamento, o endoscópio é passado através de sua boca para o esôfago, estômago e duodeno.
- O endoscópio não interfere na respiração e não causa dor. Porém, o paciente pode se sentir estufado, já que será necessário colocar uma certa quantidade de ar dentro do estômago para permitir o exame.

- O exame dura em torno de dez minutos e procedimentos rotineiros, como a tomada de biópsia, são totalmente indolores.

Após, o paciente fica de repouso por até 30 minutos para que os principais efeitos dos medicamentos desapareçam. A garganta pode ficar um pouco dormente ou levemente dolorosa e a sensação de estufamento no abdome pode permanecer por algumas horas. Porém, todos estes efeitos são leves e passageiros.

Geralmente, por conta da medicação sedativa, o paciente não pode dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo, incluindo endoscopia com alta definição de imagem. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar