Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é realizado o teste respiratório do hidrogênio expirado

21/10/2022

O teste respiratório do hidrogênio expirado utiliza o hidrogênio da respiração para diagnosticar condições gastrointestinais.

Geralmente, é usado para diagnosticar intolerância à lactose, sucrose, frutose e sorbitol, supercrescimento bacteriano e passagem rápida do alimento através do intestino delgado.
Esse exame é simples e acontece da seguinte maneira:

- O paciente faz um jejum prévio de 12 horas;.

- O paciente assopra vagarosamente num aparelho portátil (chamado de Gastrolyser ®). O aparelho mede a concentração inicial (basal) de hidrogênio.

- Após essa primeira verificação, o paciente ingere uma pequena quantidade do açúcar a ser testado (lactose, frutose, lactose, glicose, etc.), variando conforme o objetivo do exame.

- Então, amostras adicionais do ar expirado são analisadas. Nessa etapa, o hidrogênio é medido a cada 15 ou 30 minutos, entre três e cinco horas.
Após o exame, a interpretação dos resultados irá depender do açúcar testado e do padrão de produção de hidrogênio após a sua ingestão.

Após a ingestão das doses dos açúcares testados (lactose, frutose ou sorbitol), qualquer produção de hidrogênio significa que há algum problema com a digestão ou absorção do açúcar em questão e que alguma quantidade dele atingiu o cólon.
Já quando o problema é o trânsito intestinal rápido, o teste irá verificar que a dose da lactulose, que não é digerível, atinge o cólon mais rapidamente que o normal. Como consequência, a bactéria colônica produz hidrogênio mais precocemente após a ingestão do açúcar.

Por outro lado, quando o exame verifica o supercrescimento bacteriano do intestino delgado, a ingestão de lactulose resulta em dois períodos separados de produção de hidrogênio durante o teste, um período mais precoce causado pela bactéria no intestino delgado e um mais tardio causado pela bactéria no cólon.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

O teste respiratório do hidrogênio expirado pode ser agendado através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi.

Voltar