Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como funciona a polipectomia?

15/08/2022

A polipectomia é o procedimento de remoção de pólipos gastrointestinais, estruturas resultantes de mutações cromossômicas em células da mucosa de órgãos do sistema digestório, geralmente esôfago, estômago, intestino delgado e cólon.

Esse desenvolvimento anormal da mucosa afeta em maior frequência a população com mais de 50 anos e assemelha-se a pequenos “cogumelos”.

Pólipos gastrointestinais podem evoluir para um tipo de câncer. Por isso, seu diagnóstico e acompanhamento são essenciais. Os exames que permitem esse diagnóstico e acompanhamento são a endoscopia – para pólipos presentes na parte alta do sistema digestivo e a colonoscopia – para pólipos presentes no cólon e parte final do intestino delgado. Durante esses exames, avalia-se a condição dos pólipos presentes e a necessidade de remoção:

- Quando o pólipo possui um tamanho pequeno, junto com a câmera endoscópica, é instalado uma espécie de pinça, que é utilizada para remover completamente o pólipo.

- Já quando o pólipo tem um tamanho maior, a remoção é feita usando uma alça e corrente de cauterização. Com esse procedimento, é possível cortar a base do pólipo e, ao mesmo, coagular o local e evitar que haja sangramentos.

- Em casos de que o pólipo é muito grande para ser retirado por inteiro, a remoção é feita aos pedaços para garantir sua completa retirada.

- Se o pólipo não possuir uma base alongada, chamados de pólipos sésseis, a remoção terá mais riscos de perfurar o órgão, já que ficam muito próximos da parede externa. Nesses casos, é injetada uma agulha com solução abaixo do pólipo, o que faz com que ele se levante e fique mais longe da parede. Após isso, a remoção é feita usando pinça ou laço.

Em casos em que possa existir a necessidade de exame posterior onde foi retirado o pólipo, o especialista pode injetar uma tintura no local, que deixa a parede do órgão marcada permanentemente. Esse procedimento é indolor e não causa nenhum tipo de lesão no órgão.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar