Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como o estresse afeta a saúde do instestino

19/03/2024

O estresse, caracterizado como a resposta do corpo a desafios físicos ou psicológicos que perturbam a homeostase, pode ter impactos significativos na saúde gastrointestinal. Ele tem sido associado ao surgimento e à exacerbação de doenças inflamatórias crônicas, como a doença inflamatória intestinal (DII) e a síndrome do intestino irritável (SII).

Sabemos hoje que a ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em resposta ao estresse leva à liberação de adrenocorticotrofina e, consequentemente, de cortisol, hormônio que possui efeitos imunossupressores e, potencialmente, pró-inflamatórios. 

Com o aumento do cortisol, pode ocorrer alteração na composição da microbiota, levando a um estado de disbiose. Essa condição pode afetar a permeabilidade intestinal, contribuindo para o surgimento ou agravamento de quadros de DII ou SII. Estudos estão sendo realizados para identificar outras interações potenciais.

Por isso, para estabelecer um diagnóstico correto e definir a melhor estratégia de tratamento, é necessário avaliar todos os aspectos da saúde do paciente, incluindo os psicológicos. Uma abordagem integrada entre especialidades, como gastroenterologia e psiquiatria, é essencial para o sucesso do tratamento.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: HAYKIN, ROLLS; TARGINO et. al.; National Library of Medicine; OLIGSCHLAEGER et. al..

Voltar