Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como o teste do hidrogênio expirado detecta a intolerância à lactose?

27/10/2023

O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas gastrointestinais, entre elas a intolerância à lactose.

Em humanos, somente as bactérias no intestino grosso - são capazes de produzir hidrogênio. Essas bactérias produzem hidrogênio quando estão expostas a alimentos não absorvidos no intestino delgado, especialmente açúcares e carboidratos, não de proteínas ou gorduras.

Por que o hidrogênio é uma boa forma de medir a intolerância à lactose?
Porque a lactose é completamente digerida no intestino delgado. Se houver uma deficiência da enzima lactase, sua digestão poderá não ser parcial ou totalmente realizada. A lactose não digerida ao chegar no intestino grosso, vai sofrer a ação das bactérias locais e haverá a liberação do gás hidrogênio.

As moléculas de hidrogênio produzidas por essas bactérias são absorvidas pela mucosa intestinal e transportadas para os pulmões. O hidrogênio é então exalado pela respiração normal, coletado no ar expirado e medido por um dispositivo para esta finalidade.

Na intolerância à lactose, portanto, o indivíduo tem deficiência de produção de lactase, enzima secretada pelo intestino delgado e que quebra a lactose, possibilitando sua absorção antes de sua chegada ao intestino grosso.

O teste do hidrogênio expirado é considerado o padrão ouro para o seu diagnóstico.

Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com quase 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Testes respiratórios do hidrogênio expirado podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223

FONTE: SBMDN;Esadi.

Voltar