Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como ocorre a azia

12/08/2022

A azia é uma sensação de queimação que costuma ser sentida na região do peito, atrás do osso esterno. Quando mais forte, pode provocar dor ou queimação que irradia para o pescoço ou garganta.

A principal motivação para a manifestação da azia é o refluxo gastroesofágico, distúrbio comum caracterizado retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago. Esse movimento gera a irritação do tubo alimentar e, consequentemente, a sensação de queimação.

A irritação esofágica ocorre porque apenas o estômago tem a camada de proteção contra as substâncias ácidas produzidas durante a digestão dos alimentos, enquanto que o esôfago não. A hérnia de hiato também é um facilitador do refluxo e da azia, já que se trata de um quadro clínico em que parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica, o que enfraquece o esfíncter, permitindo ao ácido ir do estômago para o esôfago.

Apesar de o refluxo gastroesofágico ser um dos motivos mais comuns, a azia também pode ser consequência da gastrite e de fatores como estresse, tabagismo e obesidade.
Para evitar sentir a azia, a regra principal é rever os hábitos alimentares. Não pular refeições ou ficar muito tempo sem comer, mastigar corretamente a comida, ter uma dieta balanceada e com baixo teor de gordura colaboram para que o sistema digestivo efetue adequadamente o processo de digestão, ser a ocorrência de inflamações e refluxo.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

FONTE: Minha Vida; Uol; Ministério da Saúde.

Voltar