Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como ocorre a hepatite A

17/11/2022

A Hepatite A é uma doença que acomete o fígado. Presente desde as antigas civilizações chinesa, grega e romana, essa doença causa uma inflamação e tem como agente um vírus, chamado de VHA (Vírus da Hepatite A).

A maioria das pessoas infectada se recupera dentro de seis meses. Porém, em idosos e pessoas portadoras de algum outro problema hepático, ela pode se complicar e exigir cuidados mais rigorosos.

Na maior parte dos casos, é uma doença assintomática. Porém, quando apresenta sintomas, eles são: cansaço, náuseas, vômitos, febre, falta de apetite, dor no estômago e diarreia. Algumas pessoas também podem apresentar urina amarelo-escura, fezes claras e pele e olhos amarelados.

O vírus da Hepatite A é transmitido por via fecal-oral. Isso significa que o vírus é eliminado nas fezes de uma pessoa infectada e pode ser passado para outras pessoas das seguintes maneiras:

- Por contato íntimo;
- Ao alimentar-se com comida contaminada;
- Ao beber água contaminada pelo vírus;
- Ao compartilhar talheres infectados;
- Ao tocar superfícies contaminadas e, posteriormente, colocar a mão na boca.
Para evitar o contágio e controlar a circulação do vírus da Hepatite A, além das melhores condições sanitárias e da higiene correta, a vacinação universal de crianças é muito importante.

Duas doses são recomendadas, com a segunda aplicação entre 6 e 18 meses após a primeira dose.

Não há tratamento viral específico da hepatite A. Na maioria dos casos, o especialista recomenda um período de descanso, que varia de alguns dias a algumas semanas, sem ingerir bebida alcoólica. Além disso, o médico poderá receitar medicamentos para aliviar os sintomas.

Além dos exames laboratoriais, a Hepatite A pode ser diagnosticada com a ajuda de exames de imagem. Entre eles, o FibroScan®, também chamado de Elastografia Hepática Transitória, é um dos mais tecnológicos e seguros. Usado para avaliar o grau de rigidez do fígado, esse exame acontece sem invasão do corpo humano. Ou seja, sem riscos ou complicações.

O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças independentemente de tratamento ou outros fatores.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames com Fibroscan podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar