Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como prevenir o câncer colorretal?

20/03/2023

O câncer colorretal é um dos mais comuns no Brasil, e tem origem na mucosa que reveste o intestino grosso, chamado de cólon, e pode se estender até o reto e o ânus.

Algumas mudanças de hábitos são recomendadas para prevenir o câncer colorretal. Entre elas:
- Manter o peso corporal saudável;
- Praticar exercícios físicos com regularidade;
- Ter uma alimentação saudável, composta principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados;
- Evitar o consumo de carnes processadas;
- Limitar o consumo de carnes vermelhas;
- Não fumar;
- Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Porém, entre todas as medidas, sem dúvidas, o rastreamento através da colonoscopia é a mais significativa maneira de prevenir e identificar precocemente o câncer colorretal. Isso porque essa doença costuma começar com um pólipo pré-canceroso.

O pólipo colorretal é uma pequena protusão da mucosa colônica e retal. Ele acontece quando um conjunto de células perde o controle de sua capacidade de duplicação. Por isso, essas células se proliferam em uma velocidade mais rápida do que o normal e crescem formando pequenas “verrugas” na parede do órgão. O pólipo pode se tornar um tumor maligno através desse crescimento, que, com a evolução, torna-se uma lesão cancerígena.

Um dos maiores fatores de risco para a formação de pólipos é a idade. A superfície do intestino descama e regenera de forma natural durante toda a vida. Porém, é possível que, em algum momento, aconteça uma mutação, que faz a célula se proliferar e criar um pólipo. A chance de uma mutação dessas acontecer vai aumentando conforme a idade, principalmente a partir dos 45 anos.

Através da colonoscopia, o pólipo pode ser identificado em sua fase inicial de pré-malignidade, devendo ser retirado antes que vire de fato um câncer.

Novas indicações de autoridades médicas recomendam que a colonoscopia comece a ser feita a partir dos 45 anos, com repetição do exame a cada 3 anos. Se forem encontrados e retirados um ou mais pólipos, a colonoscopia deverá ser repetida em intervalo menor, conforme indicação médica.

Com um simples exame você pode eliminar ou, até mesmo, evitar, uma doença tão grave. Por isso, é importante seguir as indicações médicas e agendar sua colonoscopia com a frequência indicada.

Para o correto diagnóstico de disfunções desse órgão, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Colonoscopias podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar