Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Conheça a Elastografia Hepática Transitória

29/04/2022

Pacientes que convivem com doenças hepáticas sabem o quanto biópsias são desconfortáveis, e o quanto exames tradicionais não mostram claramente potenciais problemas presentes no fígado. Com o avanço tecnológico, entretanto, foi possível o desenvolvimento do exame FibroScan®, também conhecido como Elastografia Hepática Transitória.

Sem cortar nem perfurar o paciente, o aparelho analisa uma área mais abrangente do fígado, em relação à biópsia. Este exame avalia o grau de rigidez do fígado de forma não invasiva.
É baseado em uma elastografia transitória dimensional, técnica que utiliza ultrassonografia e ondas elásticas de baixa frequência. A velocidade de propagação dessas ondas está diretamente relacionada à elasticidade hepática.

O exame consiste em 10 medidas consecutivas feitas no mesmo lugar, e costuma durar menos de 10 minutos. O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorar a evolução de doenças e prever complicações, colaborando para o diagnóstico e quantificação de diferentes etiologias de fibrose hepática: por uso abusivo de bebidas alcoólicas (cirrose), hepatites B e C crônicas, doença gordurosa não alcoólica do fígado (esteatoepatite), hepatite autoimune, cirrose biliar primária, colangite esclerosante primária, hepatite medicamentosa, doença de Wilson, hemocromatose, deficiência de a1-antitripsina, dentre outras.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com FibroScan® podem ser agendados através do telefone:  (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Hepscan; Wexner Medical.

Voltar