Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Conheça a Síndrome do Intestino Irritável

06/06/2022

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio de evolução crônica (prolongada) e com elevado impacto na qualidade de vida dos pacientes. Estima-se que entre 10 a 20% de adultos e adolescentes tenham sintomas compatíveis com SII.

Entre os principais sintomas que a síndrome apresenta estão: episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação) por pelo menos 12 semanas, consecutivas ou não.

A sua fisiopatologia ainda não está totalmente esclarecida, porém, vários mecanismos como a alteração na motilidade gastrointestinal e a hipersensibilidade visceral têm sido frequentemente apresentados em estudos. Fatores emocionais, dieta, uso de fármacos ou questões hormonais podem precipitar ou agravar os sintomas.

Como uma série de condições apresentam sintomas gastrointestinais semelhantes, são necessários exames para descartá-las. Para excluir a possibilidade de o caso ser relacionado à doença celíaca ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, exames endoscópicos de verificação da integridade da mucosa gastrointestinal e de obtenção de tecidos para biópsia são necessários. Já para identificar a intolerância à lactose, é necessário o teste respiratório do hidrogênio expirado.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar