Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

CPRE - Quando é inidcado?

15/09/2023

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas. Para esse procedimento, é utilizado um duodenoscópio de visão lateral, que é inserido na boca e passa através da garganta para o esófago, estômago e segunda porção do duodeno, local onde se visualiza a papila duodenal.
Esta técnica permite detectar e tratar anomalias da árvore biliar ou do canal pancreático principal, recorrendo a diversos acessórios especializados que se passam através do duodenoscópio. Durante o exame, as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista, que dependendo do diagnóstico, poderá realizar complementação do tratamento, incluindo papilotomia, retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação e drenagem das estenoses inflamatórias ou tumorais por dilatação (com sonda ou por colocação de prótese endoscópica).

A CPRE está indicada na avaliação e tratamento das seguintes situações de patologia biliar e pancreática:

- Obstrução biliar secundária a coledocolitíase;
- Estenoses benignas e malignas do ducto biliar;
- Fístulas biliares;
- Casos selecionados de disfunção do esfíncter de Oddi;
- Pancreatites agudas recorrentes de causa desconhecida;
- Pancreatite crónica com estenoses sintomáticas;
- Litíase sintomática do canal pancreático;
- Tratamento de pseudoquistos pancreáticos sintomáticos;
- Diagnóstico de neoplasias malignas do pâncreas, através da realização de citologia e biópsias.
As principais manifestações das doenças que costumam lesionar os ductos pancreáticos e biliares são:
- Icterícia (olhos e pele amarelada);
- Dor abdominal;
- Febre;
- Alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas.

Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

Exames endoscópicos realizados em nossas instalações contam com equipamentos modernos, com imagens em alta definição. Contamos com tecnologia de cromoscopia digital, que ajuda a definir melhor padrões da mucosa e de magnificação de imagem, que proporciona aumento significativo na visualização de pequenas alterações.

Nossos equipamentos também possuem tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção e caracterização de lesões, e o Optical Enhancement, que melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais.

FONTE: SPED; SOBED; Esadi.
 

Voltar