Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Dia Mundial do Rim

09/03/2023

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Rim. Apesar de ser um órgão que faz parte do sistema urinário, o rim tem influência também no sistema digestório, principalmente no intestino em casos de pacientes que possuem Doença Renal Crônica.

Na Doença Renal Crônica, o epitélio intestinal tem suas funções comprometidas, perdendo a capacidade de atuar como barreira e de contribuir para a homeostase intestinal. Alterações na barreira intestinal também podem contribuir para a inflamação sistêmica em pacientes com Doença Renal Crônica.

Apesar de esses processos ainda não terem sido totalmente elucidados, a disfunção do  epitélio intestinal pode ser explicada, em parte, por conta dos efeitos induzidos pelo acúmulo de ureia e outros íons no sangue decorrente da função renal prejudicada, sobre as células epiteliais do intestino, como os enterócitos e os colonócitos.

Essa condição pode retroalimentar o processo de lesão renal, piorando quadros de Doença Renal Crônica, uma vez que a disfunção da barreira intestinal permite a entrada de bactérias e de produtos derivados da microbiota, como as endotoxinas, ocasionando quadros de inflamação, hipervolemia e ativação do sistema imune.
Por isso, a atenção à microbiota intestinal, com modulação através do uso de prebióticos, probióticos e simbióticos vem sendo estudada para ajudar a prevenir e tratar essas complicações acessórias.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar