Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Dificuldades causadas pela esofagite eosinofílica

02/09/2022

A esofagite eosinofílica é uma doença crônica imunomediada que ocorre devido à infiltração de eosinófilos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas, agentes infecciosos e em muitos casos reações alérgicas na mucosa do esôfago. Essa invasão celular pode desencadear uma série de sintomas que prejudicam, principalmente, a alimentação e causam desconfortos semelhantes à doença do refluxo gastroesofágico.

Essa é uma condição inflamatória que embora não frequente afeta em torno de 1 em cada 2000 pessoas, de crianças a adultos. A causa provavelmente é uma resposta imunológica a antígenos alimentares, especialmente em pacientes que possuem suscetibilidade genética. Existem diversos estudos que evidenciam que portadores de esofagite eosinofílica também costumam ter outras formas alergia como rinite, asma e eczema.

Lactentes podem apresentar recusa alimentar, irritabilidade, vômitos. Crianças e adultos podem ter dor abdominal, vômitos, sintomas de refluxo gastroesofágico, recusa alimentar e dificuldade no ganho de peso e no crescimento. No entanto, não há um único sintoma que confirme o diagnóstico da esofagite eosinofílica. Por esse motivo, a endoscopia digestiva alta é a principal ferramenta auxiliar no diagnóstico e acompanhamento dos casos. O aspecto endoscópico da esofagite eosinofílica pode revelar anéis, estrias lineares, placas granulares esbranquiçadas, edema e estenose (estreitamento). A biópsia realizada durante esse exame é fundamental para a confirmação do quadro.

Quando não tratada, a inflamação esofágica crônica, mais do que desconforto e dificuldade alimentar, pode levar ao estreitamento e estenose esofágica, dificultando o ato de engolir e causando deglutição dolorosa.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: PIEDADE, GASPAR; MD Manuals; LUDVIG, PERINI.

Voltar