Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Doenças Inflamatórias Intestinais

10/04/2023

As Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecidas como DII, são inflamações do intestino, que podem resultar em sintomas como febre, aumento dos glóbulos brancos, diarreia, dor abdominal e muitos outros.

Os tipos mais comuns de DII são:

- Colite Ulcerativa, que acontece quando o intestino grosso (o cólon) está inflamado, envolvendo a camada mais interna do seu revestimento. Essa doença provoca uma inflamação de longa duração e úlceras no revestimento do cólon e reto.
- Doença de Crohn, que pode envolver qualquer ponto do trato gastrointestinal, mas que ocorre na grande maioria dos casos no intestino grosso e/ou delgado. Acontece quando o órgão acometido tem inflamação profunda e estendida, envolvendo toda a espessura da sua parede. Essa doença pode levar a comunicações anormais entre órgãos e estreitamentos.

Ambas as doenças têm sintomas parecidos, como diarréia, dor abdominal, fadiga e perda de peso. Ao ter algum desses sintomas ou perceber alguma alteração persistente nos hábitos intestinais, é importante procurar um médico imediatamente. Isso porque a DII pode se agravar.

A colite ulcerativa, por exemplo, pode levar ao sangramento crônico, anemia, megacólon tóxico (quando o cólon aumenta rapidamente e incha), perfuração de cólon e desidratação grave. A doença de Crohn pode resultar em obstrução intestinal, desnutrição, úlceras, fístulas e fissura anal.

Um dos gastroenterologistas que atendem aqui na Esadi é o Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561), especialista em Doenças Inflamatórias Intestinais. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), Ludvig é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.
Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar