Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

É possível prevenir a Doença Celíaca?

26/05/2023

A doença celíaca é uma doença autoimune e com origem genética, que produz uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten.

De maneira simplificada, podemos dizer que o organismo de quem sofre com o problema não possui a enzima responsável por quebrar o glúten. Então, essa proteína não é processada da maneira correta. O sistema imune reage ao acúmulo de glúten e ataca a mucosa do intestino delgado, causando lesões e prejudicando o funcionamento do órgão.

Por ser uma doença genética, os pesquisadores ainda não encontraram uma maneira de impedir o aparecimento da doença. Porém, o histórico familiar pode ajudar no diagnóstico precoce, que aumenta as chances de adaptar a dieta antes de lesões aparecerem no intestino.

Além disso, sintomas como: diarreia ou prisão de ventre crônica, barriga estufada, perda de peso, dor abdominal e anemia, por exemplo, podem indicar a doença e devem ser investigados.

Para o correto diagnóstico da Doença Celíaca, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar