Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

É possível viver com retocolite ulcerativa?

13/09/2023

A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação, que acomete predominantemente a mucosa do cólon. A doença sempre afeta o reto e pode também atingir variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porções afetadas.
A retocolite pode ser ser de quatro tipos:

Proctite - limitada ao reto;
Proctossigmoidite - quando afeta até a porção média do sigmóide;
Colite esquerda - com envolvimento do cólon descendente até o reto;
Pancolite - envolvimento de porções proximais à flexura esplênica.

A gravidade da doença é melhor avaliada pela intensidade dos sintomas:
Leve: menos de 3 evacuações por dia, com ou sem sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedimentação globular normal;
Moderada: mais de 4 evacuações por dia com mínimo comprometimento sistêmico;
Grave: mais de 6 evacuações por dia com sangue e com evidência de comprometimento sistêmico, tais como febre, taquicardia e anemia. Casos com suspeita de megacólon tóxico também devem ser considerados graves.

Embora não haja cura conhecida, há muitas terapias efetivas para manter a inflamação sob controle. Ninguém sabe exatamente o que causa a retocolite ulcerativa e ninguém pode predizer como a doença, depois de diagnosticada, afetará uma pessoa em particular. Algumas pessoas podem passar anos sem ter qualquer tipo de sintoma, enquanto outras têm crises frequentes.

O diagnóstico precoce significa um tratamento mais efetivo. As complicações podem incluir sangramento intestinal intenso (incluindo coágulos de sangue nas fezes), distensão intensa abdominal (inflamação) e megacólon tóxico (mais raro).

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.
Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223

FONTES: ABCD; SBCP; Ministério da Saúde
 

Voltar