Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Endoscopia Alta e sua importância na prevenção e diagnóstico.

05/10/2023

A endoscopia permite que o médico especialista examine as paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui: esôfago, estômago e duodeno. Ela as viabiliza diretamente, resultando numa avaliação mais precisa e sensível das lesões mucosas do que os demais exames por imagens, permitindo, além disso, a obtenção de espécimes de biópsia de tecidos das lesões encontradas e a possibilidade de se efetuar intervenções terapêuticas.

Entre as suas principais e mais importantes utilizações estão:

Investigação de sintomas – azia, náuseas, vômitos, dor ou desconforto abdominal, má digestão, dificuldade em deglutir, hemorragia digestiva.

Diagnóstico – causas de anemia e diarreia, colheita de biópsias, detecção de tumores, esclarecimento de alterações identificadas em outros exames. Gastrites e úlceras são exemplos de doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia.

Tratamento – dilatação esofágica, remoção de corpos estranhos, excisão de pólipos, fulguração de vasos anômalos, injeção endoscópica de fármacos ou aplicação de clipes ou bandas elásticas para controle de hemorragias digestivas.

Combinação com ecografia – uma sonda ecográfica é acoplada ao endoscópio permitindo visualizar a parede do esôfago, estômago e duodeno, bem como órgãos adjacentes, como o pâncreas; permitindo, ainda, a coleta de biópsias eco-guiadas.

A Alta Definição , atualmente utilizada no nosso serviço, permite maior definição de imagem, maior nitidez e capacidade de diagnosticar e caracterizar lesões sutis ou precoces com excelência, aumentando a performance do exame. Se necessário, esse potencial é aumentado coma realização de cromoscopia e magnificação de imagem em lesões suspeitas.

Exames endoscópicos realizados pela Esadi

A endoscopia digestiva é realizada em nossas instalações com equipamentos de última geração, com imagens em alta definição e salas totalmente equipadas, oferecendo o que há de mais moderno e seguro.

Nossos equipamentos também possuem tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção, demarcação e caracterização de lesões, Optical Enhancement, que melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais, e também traz a possibilidade de magnificação (aumento) das imagens nos casos onde isso for necessário.

Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Ministério da Saúde; Sped.

Voltar