Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Endoscopia Alta - Quais os preparos que o paciente deve fazer antes do exame?

30/10/2023

A endoscopia permite a investigação e análise das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

A endoscopia ajuda o médico a definir a causa de sintomas como:
– Dor no abdome superior;
– Náusea e vômitos;
– Dificuldade para engolir.

Além disso, também é excelente método para a investigação de sangramentos digestivos no trato superior, diagnóstico de gastrites e úlceras, e realização de biópsias nos órgãos por onde passa.

A endoscopia, por se tratar essencialmente de um exame, é muito importante que as imagens geradas sejam nítidas. Para isso, não apenas um equipamento de qualidade é fundamental, mas também uma preparação prévia correta do paciente. Essas informações são passadas com antecedência na consulta que antecede a data da realização do exame, e serão passadas pela equipe da Esadi.

COMO O PACIENTE DEVE SE PREPARAR?
Para a realização do exame, é necessário que o paciente esteja de estômago vazio, ou seja, em jejum. Por essa razão, ele não deve comer ou beber nada nas oito horas que antecedem o horário marcado para o exame.

Para os pacientes que precisam tomar remédios, a ingestão deve ser feita com pequenos goles de água.

Caso o paciente seja alérgico a alguma medicação, deve ser informado antecipadamente para o médico. O mesmo vale para pessoas que possuem problemas de saúde já diagnosticados, como no caso de cardíacos e pessoas que possuem problemas pulmonares.

Também é muito importante que seja comunicado ao médico se você faz uso de medicamentos regularmente, especialmente anticoagulantes ou remédios para "afinar o sangue".

Para as pessoas diabéticas, o ideal é sempre avisar o médico para que se procure marcar a endoscopia para um dos primeiros horários do dia, para que assim se consiga fazer o uso dos medicamentos (orais ou insulina) após o exame, próximo à primeira refeição do dia.

O uso de antiácidos é proibido nas 8 horas que antecedem a endoscopia.

Para a realização do exame será necessário remover óculos e próteses dentárias.

No caso das mulheres, não é recomendável comparecer ao exame com esmalte escuro. A coloração pode interferir com a precisão do oxímetro (aparelho usado para monitorizar a oxigenação do sangue).

Agendamentos de exames e em caso de dúvidas entra em contato através do telefone: (47) 3222-0432 ou via Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar