Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Endoscopia Digestiva Alta: Análise, diagnóstico e tratamento

01/07/2022

A endoscopia digestiva alta analisa a parte superior do aparelho digestivo, que engloba esôfago, estômago e duodeno. Trata-se de uma importante ferramenta para o diagnóstico e tratamento:

    • Diagnóstico: para investigar, por exemplo, causas de anemia e diarreia, realizar biópsias e detectar tumores. Ajuda o médico a investigar a causa de sintomas que podem ser ocasionados por diferentes enfermidades. Quando em combinação com ecografia (Eco-Endoscopia digestiva alta), o endoscópio é acoplado a uma sonda ecográfica para investigar a parede do esôfago, estômago, duodeno e órgãos adjacentes, como pâncreas.

    • Tratamento: para realizar procedimentos como dilatação esofágica, retirada de pólipos, fulguração de vasos anômalos, injeção endoscópica de fármacos ou aplicação de clipes para controle de hemorragias digestivas.
A endoscopia digestiva alta pode ainda ser usada para procedimentos bariátricos, no tratamento da obesidade, para diagnosticar e tratar complicações cirúrgicas e para estratégias nutricionais em situações específicas, como colocação de sondas nasogástricas, sondas de gastrostomia ou próteses.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo, incluindo endoscopia com alta definição de imagem. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; SPED.

Voltar