Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Endoscopia e Colonoscopia - Qual a diferença?

14/07/2023

Apesar de ambos serem utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas gastrointestinais, cada exame possui sua particularidade e alcançam determinados segmentos digestivos.
A endoscopia é um exame que permite a análise da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui: esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado).

Para este exame é utilizado um tubo fino e flexível, o endoscópio, que permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo. O tubo flexível é inserido na boca e passa através da garganta para o esófago, estômago e duodeno.

Já a colonoscopia permite o exame da parte inferior do sistema digestivo. A colonoscopia é um método adequado na investigação de doenças colorretais, com destaque para pólipos e neoplasias. Ela permite a identificação precoce de lesões e colabora para a investigação de sintomas suspeitos. A colonoscopia também permite a realização simultânea de procedimentos como biópsias, polipectomias, hemostasias, mucosectomias e dilatações de estenoses.

Semelhante ao exame de endoscopia, a colonoscopia também é realizada através de um aparelho com um tubo. Entretanto, aqui o aparelho é o colonoscópio, um tubo longo, fino e flexível que é introduzido através do reto.

Por serem exames que contemplam diferentes porções gastrointestinais, as finalidades dos exames também se diferenciam em alguns aspectos:

ENDOSCOPIA

– Utilizada para definir a causa de sintomas como dor em abdome superior, náusea, vômitos, dificuldade para engolir;
– É um método para a investigação de sangramentos digestivos;
– Utilizada para a identificação de gastrites e úlceras;
– Pode também ser utilizada para obter biópsias, que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas;
– Pode auxiliar no tratamento de alguns problemas do aparelho digestivo alto: dilatação de segmentos estreitados do esôfago, remoção de pólipos e objetos engolidos acidentalmente e tratamento de hemorragias.

 

COLONOSCOPIA

– Pode detectar inflamações, úlceras e crescimentos anormais;
– Auxilia o médico gastroenterologista a diagnosticar anomalias intestinais: mudanças no hábito intestinal, dor abdominal e perda de peso, por exemplo;
– Colabora na identificação de hemorragia digestiva baixa;
– Também é usada na prevenção e diagnóstico precoce de câncer colorretal.

Os exames de endoscopia e colonoscopia sãos realizadas nas instalações da Esadi com equipamentos modernos e salas equipadas para oferecer total segurança.

Para auxiliar em um diagnóstico mais preciso de lesões avançadas e sutis, os equipamentos proporcionam alta definição de imagem. Para isso contamos com tecnologia de Cromoscopia Digital e Magnificação de Imagem. Enquanto a cromoscopia ajuda a definir os padrões da mucosa, a magnificação traz um aumento significativo na visualização de pequenas alterações que a endoscopia convencional não é capaz de analisar.

Nossos equipamentos ainda contam com a tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção, demarcação e caracterização de lesões, e o Optical Enhancement, que melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SBCP; SPED; Esadi.

Voltar