Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Enfermidades ligadas ao pâncreas

10/05/2023

O pâncreas atua como glândula anexa do sistema digestório e tem as seguintes funções:
- Endócrina, responsável por produzir hormônios como a insulina, glucagon e somatostatina, lançando-os diretamente na circulação sanguínea;

- Exócrina, responsável por produzir enzimas e proteínas do suco pancreático, que aumentam a rapidez da digestão.

As doenças pancreáticas são associadas, principalmente, com o estilo de vida e a alimentação. Por isso, o uso de álcool, a alimentação rica em gordura e o tabagismo, por exemplo, devem ser evitados para o bom funcionamento do órgão.

Levando isso em consideração, as principais enfermidades associadas ao pâncreas são:
- Pancreatite aguda, processo inflamatório que pode ser causada por vírus, uso de álcool e obstruções (como por cálculos da vesícula biliar).
- Pancreatite crônica, que também é um processo inflamatório, porém, que acontece de forma repetitiva. Geralmente é causada pelo uso de bebidas alcóolicas ou doenças autoimunes/genéticas.
- Câncer pancreático, tumor que tem aumento de 40% de incidência em pessoas tabagistas e com sobrepeso.

O diagnóstico é feito pelo gastroenterologista através de exames clínicos, de sangue, ultrassonografia do abdômen, endoscopia, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, a depender da avaliação do especialista.

A Dr ª Luiza Dadan Perini (CRM 19838) é gastroenterologista com foco de atuação no pâncreas. Com experiência de mais de 10 anos na área, possui também especialização em nutrologia.

Voltar