Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Entenda as complicações da doença de Crohn

28/07/2023

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Causa habitualmente diarréia, cólica abdominal, febre e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave, mas, em geral, os pacientes com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.

Não se sabe claramente qual é a sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. Por isso, é muito importante o seu diagnóstico o mais cedo possível e o controle rigoroso do comportamento e avanço da doença.

Dentre as complicações da Doença de Crohn destacam-se:

ESTENOSES INTESTINAIS

A doença causa um espessamento das paredes afetadas, as estenoses, que ocasionam um inchaço. Estenoses também podem ocorrer devido à formação de tecido cicatrizado. A estenose faz com que haja diminuição do espaço interno do órgão, dificultando a passagem do bolo alimentar ou mesmo culminando em obstrução intestinal, complicação comum da Doença de Crohn.

FÍSTULAS INTESTINAIS

Elas podem se tornar mais profundas, atravessando toda a espessura da parede do intestino, atingindo órgãos que se encontram próximos, formando uma espécie de túnel. As fístulas podem penetrar no intestino e afetar outros órgãos, incluindo bexiga, útero, vagina e pele. O resultado final é a formação de abcessos dentro da cavidade peritoneal, no mesentério ou nas estruturas retroperitoneais.

FALHAS NUTRICIONAIS

A falta de proteínas, calorias e vitaminas é frequente. É causada pela inadequada alimentação, perda pelos intestinos (proteínas) e dificuldade na absorção.

Uma das manifestações extra-intestinais mais comuns da doença de Crohn é a artrite, com dois padrões principais: artrite enteropática, uma forma periférica, e sacroileíte, com ou sem espondilite, que afeta os tecidos conjuntivos e é uma forma axial da manifestação.

Também pode haver a ocorrência de osteopenia e osteoporose, que podem ser justificadas pelo distúrbio da absorção de cálcio e vitamina D, desnutrição, exposição a corticóides e elevação dos níveis de ocitocinas.

MANIFESTAÇÕES HEPÁTICAS

Referem-se a esteatose, pericolangite, cirrose e hepatite crônica aguda, além de complicações no trato biliar, como colangite esclerosante primária na RU e presença de cálculos biliares, mais comuns à doença de Crohn.

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223

Voltar