Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Entenda os fatores de risco do câncer de pâncreas

01/05/2024

O câncer de pâncreas é uma doença notoriamente difícil de diagnosticar precocemente e apresenta um comportamento agressivo, contribuindo para sua alta taxa de mortalidade.

Este câncer é predominantemente representado pelo adenocarcinoma, originário do pâncreas exócrino, que constitui cerca de 95% dos casos de câncer pancreático.
O risco de câncer de pâncreas aumenta com a idade, sendo geralmente mais frequentes após os 50 anos.

Outros fatores de risco têm sido associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer, incluindo:

- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Obesidade;
- Diabetes Mellitus;
- Pancreatite crônica;
- Baixo consumo de fibras e carnes magras;
- Condições genéticas ou hereditárias.

Sintomas como perda de peso, perda de apetite, fraqueza, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela (icterícia), náuseas e alterações nos níveis de glicose sanguínea podem ser indicativos da doença. Vale ressaltar que esses sinais e sintomas não são específicos de câncer de pâncreas, e esse é um dos fatores que contribui para o diagnóstico tardio da doença.

O conhecimento e a conscientização sobre os fatores de risco do câncer de pâncreas são fundamentais para a prevenção, o auxílio na identificação precoce e o manejo adequado desta condição.

A Dr ª Luiza Dadan Perini (CRM 19838 SC - Gastroenterologista RQE 18669 - Especialista em Endoscopia Digestiva RQE 23776 - Especialista em Clínica Médica RQE 14784) é gastroenterologista com foco de atuação em doenças do pâncreas.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

FONTE: Hospital Albert Einstein; LEMOS et. al.; SOLDAN; ARDENGH, COELHO, OSVALDT.

Voltar