Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Exame de sangue oculto nas fezes

04/01/2023

Diversas enfermidades podem causar sangramento intestinal, condição que pode ser visível ou permanecer oculta nas fezes. Por conta dessa incerteza, somente o exame laboratorial de “sangue oculto nas fezes” é que pode lançar segurança sobre a condição do paciente. Confira as modalidades possíveis deste exame e suas diferenças:

- Exame com restrição alimentar – Pode ser solicitado que, antes da realização do exame, o paciente siga uma dieta, evitando alimentos como carne vermelha, alimentos ricos em vitamina C, alimentos ricos em ferro, pois podem interferir nos resultados. Também devem ser evitados medicamentos como anti-inflamatórios não-esteroidais.

- Exame sem restrição alimentar – Quando solicitado o exame com este perfil, não há a necessidade de o paciente restringir o consumo de determinados alimentos ou medicamentos.

Uma vez diagnosticada a presença do sangue, outros procedimentos, como por exemplo a colonoscopia, precisam ser realizados para que se chegue ao correto diagnóstico. Isso porque o sangue, por si só, não pode informar a doença que o paciente potencialmente possui e nem o local acometido.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames colonoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: ALTENBURG et. al.; MSD Manuals; SBCP.

Voltar