Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Farei o exame de cápsula endoscópica, e agora?

20/10/2023

O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de Enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria. Esta cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas, e tem dentro de si uma ou duas microcâmeras, uma luz e um transmissor.

Esse exame é muito importante no diagnóstico de hemorragias e problemas na superfície interna do intestino delgado. Nas 24 horas antes do exame, não devem ser utilizados cremes, pomadas ou substâncias oleosas sobre a pele do abdome para não dificultar a aderência dos adesivos colocados nesse local para a realização do exame.

Deve-se fazer um desjejum leve e sem fibras antes das 8 horas da manhã (ovo cozido, torradas de cor clara e/ou pão branco sem manteiga). Não se deve ingerir leite e derivados.

Depois de ingerir a cápsula endoscópica, o paciente deve:

1. Ingerir líquidos incolores 2 horas após engolir a cápsula.
2. Ingerir uma refeição leve 4 horas após a ingestão. Após o término do exame, pode retomar a sua dieta normal.
3. Certificar-se de que o cinto de sensores está bem apertado na cintura. Não fixar nada ao cinto.
4. Utilizar o Formulário de eventos de endoscopia por cápsula que lhe for entregue para anotar a hora de qualquer evento, como comer ou beber, ou alterações na atividade. Entregar o Formulário de eventos preenchido quando devolver o equipamento.
5. Evitar campos eletromagnéticos fortes, como dispositivos de ressonância magnética ou radioamadores, depois de ingerir a cápsula e até que a elimine com um movimento intestinal.
6. Não desligar o equipamento e nem remover completamente o gravador, em momento algum, durante o procedimento.
7. Manusear cuidadosamente o gravador. Evitar movimentos bruscos e choques com o gravador.

O descarte da cápsula do organismo se dá de forma natural, ou seja, na evacuação. A pessoa normalmente evacua a cápsula após aproximadamente doze horas, e algumas pessoas sequer notam isso.

Voltar