Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Fatores relacionados com o surgimento da retocolite ulcerativa

22/03/2023

A retocolite ulcerativa, também conhecida como colite ou proctite, é uma doença que atinge especificamente o reto e o intestino grosso (cólon), causando inflamação e ulcerações em sua mucosa. É uma doença multifatorial, sendo considerada uma doença poligenética que interage com fatores imunológicos e ambientais.

Juntamente com a Doença de Crohn, a Retocolite faz parte das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Mas enquanto a retocolite afeta apenas o cólon, poupando o intestino delgado, a Doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal.

Práticas alimentares baseadas na dieta ocidental, com elevado teor de açúcares simples, gorduras, proteínas e com pequena quantidade de frutas e vegetais, aliada ao aumento do sedentarismo, podem causar, em indivíduos geneticamente suscetíveis, alterações na composição da microbiota do intestino e na permeabilidade intestinal desencadeando assim, processos inflamatórios na mucosa, e consequente instalação de retocolite.

É crescente na literatura científica o reconhecimento do importante papel da microbiota intestinal para o início e evolução das DIIs, embora sua exata função na etiologia destas doenças ainda esteja para ser estabelecida. Estudos demonstraram que alterações na diversidade, mudança espacial ou numérica da população microbiana no corpo humano, associada a danos à barreira intestinal, estão envolvidas no desenvolvimento de inúmeros distúrbios inflamatórios crônicos e doenças sistêmicas, incluindo DIIs.

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561), é gastroenterologista integrante do corpo clínico da Esadi e tem atuação com foco em Doenças Inflamatórias Intestinais como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Voltar