Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Fígado: Por que é essencial no sistema digestivo?

01/02/2023

Além de ser a maior víscera do corpo humano, o fígado é responsável pela síntese e metabolismo de várias substâncias essenciais para a digestão correta do alimentos e funcionamento do organismo como um todo.

O fígado metaboliza enorme variedade de compostos, não só endógenos (sais biliares, bilirrubina, hormonas) mas também exógenos (toxinas, medicamentos), sendo essencial na regulação dos carboidratos, proteínas e lipídios.

A sua função primordial é a excreção dos sais biliares, fundamentais para funções digestivas. O fígado também faz a metabolização da bilirrubina, pigmento da bile originado da hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue). O nível sérico da bilirrubina inclusive é importante indicativo da saúde do fígado, uma vez que níveis elevados indicam que o órgão não está conseguindo metabolizá-la adequadamente por alguma razão.

O fígado e o músculo esquelético constituem os principais locais de estoque de glicogênio, formados a partir da glicose. Quando a glicemia está elevada, o fígado sintetiza glicogênio. Quando a glicemia cai, o fígado utiliza o glicogênio armazenado para sintetizar glicose (glicogenólise). Assim, ele atua para manter os níveis glicêmicos relativamente constantes.

Também é responsabilidade do fígado efetuar a síntese de lipídios e secreção de lipoproteínas plasmáticas, o que também colabora para o controle da metabolização do colesterol. Quando há a síntese correta dos lipídios, o organismo, por meio do processo digestivo, absorve as gorduras necessárias para a suas funções e armazenamento energético, e elimina o que não é necessário.

O fígado ainda faz a metabolização ou desintoxicação de fármacos e outras substâncias exógenas. Medicamentos e toxinas, por exemplo, são frequentemente convertidos em formas inativas por reações que ocorrem nos hepatócitos. Enquanto alguns medicamentos são inativados pela ação hepática, outros podem ser ativados ou convertidos em produtos tóxicos, prejudicando organismo e as próprias funções do fígado.

Além de tudo isso, a resposta imune também é um componente importante no processo digestivo e é mais uma função do fígado. O órgão é um importante componente do sistema imune, embora não seja considerado um órgão de função primariamente imunológica. Alguns componentes da resposta imune estão presentes ou são sintetizados por ele, assim grande população de células com importantes funções imunológicas, como as células de Kupffer e os macrófagos tissulares.

Por essas razões todas, cuidar da saúde do fígado é essencial para quem quer viver uma vida saudável. Para o correto diagnóstico de disfunções desse órgão, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames e procedimentos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar