Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Gás no tubo digestivo

12/09/2022

Ter gases presentes no trato digestivo é normal. Em média, um indivíduo produz de 500 ml a 1,5 l de gás diariamente, eliminando cerca de 14 vezes ao dia, através de arrotos ou pelo reto.

Os gases presentes no trato digestivo podem ter duas origens:
- Ar deglutido (aerofagia) ao comer, beber, mascar chicletes, fumar ou usar dentaduras frouxas. O ar deglutido pode sair do corpo através de arrotos e flatulências;

- Alimentos digeridos no intestino grosso, onde as bactérias produzem hidrogênio, dióxido de carbono e, em cerca de 1/3 das pessoas, metano. Esses gases são eliminados através das flatulências.

O gás é formado essencialmente por vapores inodoros (dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e, algumas vezes, metano). O que causa o mau cheiro são as bactérias do intestino grosso, que liberam pequenas quantidades de gases que contêm enxofre.

Embora seja normal ter e eliminar gases, algumas pessoas se sentem embaraçadas com a situação e, em alguns casos, podem ter sintomas desconfortáveis, como flatulência volumosa, estufamento abdominal, dor abdominal e arrotos.
A maioria dos alimentos que contém carboidratos causam gases. Já as gorduras e proteínas são substâncias que causam poucos gases.

Para diagnosticar a produção anormal de gases, o médico especialista pode solicitar exames que identificam deficiências de enzimas digestivas que contribuem para o processo de fermentação. Já o tratamento recomendado, na maioria dos casos, é a combinação de medicamentos, alteração na dieta e práticas que ajudam a reduzir a quantidade de ar deglutido, como evitar gomas de mascar.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47)

Voltar