Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Gastrite: Sintomas, diagnóstico e tratamento

27/05/2022

A gastrite é uma doença inflamatória que ataca a mucosa gástrica do estômago. Esse ataque ocorre por conta de uma estimulação excessiva das glândulas pilóricas, que nessa situação produzem mais ácido gástrico que o normal e acidificam de forma drástica toda a mucosa interna do estômago.
A maioria dos casos é causada pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), presente em aproximadamente 70% da população adulta brasileira. Além desse tipo, existe também mais uma outra variação da doença: a erosiva, também conhecida como gastrite de estresse, que não causa uma inflamação significativa, porém, produz uma lesão superficial do revestimento do estômago, desencadeando sangramentos, erosões e úlceras.
A gastrite erosiva é causada pelo uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), álcool e cocaína. Também pode vir como consequência de exposição à radiação, lesões traumáticas, queimaduras graves, doenças críticas, cirurgias, doenças autoimunes, doença de Crohn, anemia perniciosa, viroses, parasitas e bactérias diferentes da H. pylori.
A agressão que a inflamação da gastrite traz ao estômago pode ser aguda ou crônica:
- A aguda acontece quando a doença é repentina e acentuada;
- A crônica é diagnosticada quando a doença se instala devagar e por muito tempo, chegando a anos, caso não seja tratada.
Os sintomas mais comuns da gastrite são dor ou desconforto no abdômen superior, náuseas, vômito, perda de apetite e presença de sangue nas fezes.
Para diagnosticar a doença, o especialista estuda o histórico clínico e encaminha o paciente para realizar uma endoscopia alta, exame que permite a visualização da mucosa do estômago. Uma biópsia também pode ser solicitada para análise mais minuciosa do problema.
O tratamento dependerá da causa da doença. Os medicamentos que diminuem os sintomas são os que reduzem a quantidade de ácido no estômago e também ajudam no tratamento, já que o estômago irá se restabelecer mais rapidamente sem a extrema acidificação.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone:  (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE: Esadi; Revista FMB; Drauzio Varella; Ministério da Saúde; Saúde Abril.

Voltar