Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Gastroenterite: causas e consequências

14/04/2023

Gastroenterite é um termo genérico para uma série de infecções ou irritações do trato gastrointestinal, transmitidas principalmente por alimentos ou bebidas que contém bactérias, parasitos, vírus ou químicos prejudiciais.

A gastroenterite é um problema que pode afetar qualquer pessoa, no entanto é mais comum na infância, tanto em bebês como em crianças, especialmente até os 3 anos de idade. Também pode ocorrer com mais frequência em mulheres grávidas e pessoas com deficiência imunológica.

Pessoas infectadas costumam apresentar os seguintes sintomas:

- Diarréia aquosa;
- Náusea;
- Vômito;
- Cólicas abdominais;
- Febre;
- Dores musculares;
- Dor de cabeça.

Essa enfermidade normalmente pode ser causada por três tipos de agentes diferentes: virais, bacterianos e parasitários.

Agentes virais – As gastroenterites virais são uma patologia muito comum, sendo a segunda maior causa de doença infecciosa e a maior causa de diarreia infecciosa, por conta da sua facilidade de transmissão. Os principais agentes etiológicos são o rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus, sendo mais frequentes em crianças e idosos. Eles estão presentes nas fezes ou vômitos de pessoas contaminadas e são transmitidos principalmente pela falta de higienização das mãos após usar o banheiro, contaminando os alimentos que são tocados.

Agentes bacterianos – Algumas bactérias já podem estar presentes nos alimentos quando eles são adquiridos. É comum em alimentos crus, como carne, peixe, ovos, leite não pasteurizado e laticínios.

São quatro as principais bactérias causadoras de gastroenterites:

Salmonella: encontrada em alimentos como carne crua ou mal cozida, frutos do mar e ovo.
Campylobacter jejuni: encontrada no frango cru/mal cozido e no leite não pasteurizado.
Shigella: bactéria que se propaga de pessoa para pessoa. Está presente nas fezes de pessoas infectadas.
Escherichia coli: composta por várias cepas, sendo que somente poucas causam problemas no homem.
Parasitas – os mais frequentes são a Giardia lamblia, a Entamoeba histolytica e o Cryptosporidium parvum.

Pesquisas médicas sugerem que um episódio de gastroenterite aguda pode levar a desordens crônicas como a artrite reativa, síndrome do intestino irritável e síndrome de Guillain-Barré (fraqueza ou paralisia muscular, que se inicia na parte baixa e progride para a parte alta do corpo).

O uso de automedicação deve ser evitado, principalmente se o indivíduo apresentar diarreia sanguinolenta, pois os medicamentos podem prolongar o problema. E é importante ressaltar que medicamentos de uso adulto para tratar diarreia podem ser perigosos para bebês e crianças, por isso devem ser administrados somente por orientação médica.

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-322

Voltar