Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Gastroenterite e suas principais causas

06/12/2022

Gastroenterite é um termo utilizado para descrever várias infecções do trato gastrointestinal. Pode afetar tanto adultos como crianças com sintomas como vômitos, diarreia, dor abdominal, febre e calafrios, sendo mais grave no público infantil. O paciente, na maioria dos casos, consegue se recuperar sozinho, sem a necessidade de medicamentos. No entanto, quando houver desidratação, é necessária atenção especial.

As principais bactérias relacionadas à gastroenterite costumam ser encontradas nos alimentos, especialmente nos alimentos crus como carne de aves domésticas, peixe e crustáceos, também em ovos, leite não pasteurizado e laticínios. Os alimentos também podem ser contaminados com bactérias durante a sua preparação e manipulação inadequada em restaurantes ou cozinha doméstica.

As principais bactérias causadoras são:

- Salmonella: Encontrada em alimentos como carne crua ou mal cozida e no ovo cru.
- Campylobacter jejuni: Encontrada normalmente no frango cru ou mal cozido e no leite não pasteurizado.
– Shigella: Bactéria que se propaga de pessoa para pessoa e está presente nas fezes de infectados.
– Escherichia coli: Apenas algumas cepas causam a doença, sendo que as fontes mais comuns são hambúrguer cru ou mal passado, sucos de frutas e leite não pasteurizados.
De modo geral, o tratamento aplicado à maioria das gastroenterites é a reposição dos líquidos e eletrólitos perdidos, para prevenir a desidratação. Dependendendo do quadro de cada paciente, pode ser feito o uso de medicamentos prescritos pelo gastroentorologista.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; CARVALHO et. al.; FILHO.; FILHO.

Voltar