Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Gastroparesia e o movimento do estômago

29/06/2022

A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, se caracteriza como distúrbio que desacelera ou interrompe o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado.

Para desempenhar suas funções, o estômago possui movimentos mecânicos que dão origem à chamada motilidade gástrica. Em funcionamento normal, seus músculos são controlados pelo nervo vago e se contraem para misturar a comida e movê-la através do tracto gastrointestinal. Quando há gastroparesia, essa movimentação é nula ou dificultada.

Em sua maioria, pacientes diagnosticados com gastroparesia têm a forma idiopátida da doença, ou seja, é difícil identificar a causa, mesmo com exames médicos. Por razões que também não são ainda claras, a gastroparesia costuma ser diagnosticada mais em mulheres do que em homens.

Mas há situações em que a causa pode ser identificada. Uma das mais comuns é a presença de diabetes. Isso porque pessoas com diabetes têm níveis elevados de glicose no sangue, o que faz com que, ao longo do tempo, a glicose vá danificando o nervo vago, responsável pela transmissão de comandos à musculatura estomacal. Outras motivações para o surgimento de gastroparesia são as cirurgias do intestino e enfermidades do sistema nervoso, como doença de Parkinson ou esclerose múltipla.

Os mais comuns apresentados por quem tem gastroparesia são:

• Náuseas;
• Sensação de estufamento após comer apenas uma pequena quantidade de comida e vômitos de alimentos não digeridos, o que pode acontecer mesmo após várias horas após a refeição;
• Refluxo gastroesofágico (RGE), que é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago;
• Dor na área do estômago;
• Falta de apetite.

Os sintomas podem ser agravados pela ingestão de alimentos gordurosos, grandes quantidades de alimentos com fibra, como frutas e vegetais crus, ou ingerir bebidas gordurosas/muito carbonatadas (gaseificadas).

O correto diagnóstico demanda uma série de averiguações: exames físicos, de sangue, histórico familiar e testes para verificar outros possíveis problemas do trato gastrointestinal e no esvaziamento gástrico. Para descartar outros problemas, a endoscopia alta costuma ser a mais indicada, assim como ultrassom e a cintilografia do esvaziamento gástrico.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar