Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Há benefícios do consumo de café para o fígado?

10/01/2024

O café, uma das bebidas mais consumidas do mundo, tem sido estudado por conta de seus diversos potenciais benefícios à saúde, decorrentes por exemplo da alta concentração de antioxidantes.

Relatório do British Liver Trust (publicado em junho de 2016) ‘Café e o fígado – os potenciais benefícios para a saúde’ confirma que o café é bom para a saúde do fígado. O relatório fornece evidências de que:

- Beber regularmente quantidades moderadas de café pode prevenir o câncer de fígado – a Organização Mundial da Saúde confirmou recentemente esse risco reduzido após revisar mais de 1.000 estudos em humanos;

- O café também reduz o risco de outros problemas hepáticos, incluindo fibrose (tecido cicatricial que se acumula no fígado) e cirrose;
- Beber café pode retardar a progressão da doença hepática em alguns pacientes.

Efeitos benéficos foram encontrados independentemente de como o café é preparado – filtrado, instantâneo e expresso.

É importante lembrar que, embora beber café possa protegê-lo contra o desenvolvimento de doenças hepáticas e, além disso, ajudar aqueles que já apresentam algum grau de dano hepático, as principais mensagens para uma boa saúde hepática permanecem a redução da quantidade de álcool que bebemos, ter uma boa dieta, beber muita água, fazer exercícios regulares e manter um peso saudável.

Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770 - Gastroenterologista RQE 4298 - Especialista em Endoscopia Digestiva RQE 4842 - Hepatologista RQE 8098) é Presidente da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado no biênio 2022-2023 e médico hepatologista do corpo clínico da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: ALVES; CASAL; OLIVEIRA, SAAB, MALLAM et. al., KJAERGAARD; THIELE, Hospital Sírio Libanês.

Voltar