Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Hepatite C - Uma doença silenciosa.

31/07/2023

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, que se apresenta na maior parte dos casos de forma persistente e assintomática. A inflamação continuada causada pelo vírus pode levar à formação de um tecido cicatricial endurecido, chamado de fibrose, que se insinua entre as células hepáticas normais. Com o passar do tempo, o grau de fibrose vai aumentando até que, eventualmente, resulte em cirrose hepática e no quadro clínico dela decorrente. Estima-se que de 20 a 30% dos pacientes com hepatite crônica C desenvolverão cirrose num prazo de décadas. Fatores que influenciam a progressão à cirrose incluem coinfecção com o vírus da hepatite B ou HIV, uso de álcool e obesidade.
A transmissão do HCV pode acontecer por contato com sangue contaminado, pelo compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas, reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos, entre outras formas.
Não é transmitida pelo leite materno, comida, água ou contato casual, como abraçar, beijar e compartilhar alimentos ou bebidas com uma pessoa infectada.
O tratamento da hepatite C é feito com medicamentos antivirais de ação direta (DAAs), que apresentam taxas de cura de mais de 95% e são realizados por 8 a 24 semanas. O tratamento é gratuito pelo SUS e pode eliminar a infecção e impedir a progressão da doença.
Não há vacina eficaz contra a Hepatite C. Para prevenção, é importante evitar compartilhar objetos pessoais que possam ter contato com sangue. Igualmente importante é fazer o teste rápido para hepatite C nas unidades básicas de saúde, especialmente se você tem algum fator de risco ou exposição ao vírus.

Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770) é Presidente da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado no biênio 2022-2023 e médico hepatologista do corpo clínico da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Voltar