Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Higienização de equipamentos: Por que é importante?

19/05/2023

Uma das preocupações dos pacientes que precisam realizar um exame endoscópico é a segurança quanto à transmissão de infecções. Embora este risco através da endoscopia digestiva seja baixo, cuidados devem existir para evitá-las.

Os aparelhos de endoscopia digestiva entram em contato direto com a mucosa e secreções colonizadas por microrganismos e por isso devem ser submetidos à limpeza manual, seguida de desinfecção de alto nível. A esterilização desse tipo de material é específica, pois não podem ser esterilizados pelos métodos convencionais utilizados nos chamados instrumentos cirúrgicos rígidos.

Na ESADI esse processo de esterilização começa imediatamente após cada procedimento, na própria sala de exame, com a limpeza externa com gaze umedecida seguida de aspiração de água limpa e uso de sabão enzimático. O objetivo é limpar detritos macroscópicos dos canais e certificar-se que não esteja obstruído, e também expelir restos de sangue, muco ou outros materiais. T

Após, os aparelhos passam por inúmeros testes e uma série de procedimentos de limpeza minuciosos. Além disso, a Esadi utiliza limpeza automatizada em lavadora ultrassônica para as válvulas e lúmens, sendo essa a forma mais eficiente que a limpeza manual da atualidade, alcançando resultado de 99% de limpeza.

Prezamos pela realização de exames e procedimentos feitos com ética e cuidado com a segurança de cada paciente. Por essa razão, todos os aparelhos de endoscopia são limpos e desinfetados com o mesmo rigor logo após o término de cada procedimento endoscópico, reduzindo a níveis seguros a carga microbiana, para o posterior uso.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar