Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Hormônios que regulam a digestão

04/11/2022

Uma característica fascinante do aparelho digestivo é que ele possui seus próprios reguladores. Os principais hormônios que controlam as funções do aparelho digestivo são produzidos e liberados a partir de células da mucosa do estômago e do intestino delgado. Estes hormônios passam ao sangue que perfunde o aparelho digestivo, vão até o coração, circulam pelas artérias e regressam ao aparelho digestivo, onde estimulam a produção de sucos digestivos e provocam o movimento dos órgãos. É durante o processo digestivo que esses hormônios são produzidos e qualquer alteração em sua produção tem impacto na eficiência da digestão como um todo.
Os principais hormônios que controlam as funções do aparelho digestivo são a gastrina, a secretina e colecistocinina, produzidos e liberados a partir de células da mucosa do estômago e do intestino delgado:
- A gastrina faz com que o estômago produza ácido para dissolver e digerir alimentos. Sua função também é voltada para o crescimento normal da mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.
- A secretina atua para inibir a liberação do suco gástrico, quando necessário, assim como é responsável por estimular o pâncreas a secretar o suco pancreático rico em bicarbonato. Ela ainda estimula o estômago a produzir pepsina, que é uma enzima que digere as proteínas. No fígado, atua para estimulá-lo a produzir a bile.
- A colecistocinina faz com que o pâncreas se desenvolva e produza as enzimas do suco pancreático e estimula a vesícula biliar a esvaziar.
Além desses, existem outros hormônios que podem influenciar na qualidade do processo de digestão. Dois exemplos são o cortisol, relacionado ao estresse, e a grelina, que é o hormônio da fome. Se eles estiverem desregulados, podem influenciar no surgimento de quadros de indigestão, prisão de ventre e constipação intestinal, por exemplo.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE: Esadi; MSD Manuals; GOERSCH.

Voltar