Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Impactos da anorexia nervosa na saúde do sistema digestório

14/12/2022

A anorexia nervosa é uma perturbação alimentar em que há um medo extremo de ganhar peso e o desejo compulsivo de emagrecer. Por conta da pressão estética, é uma doença que afeta com maior frequência as mulheres.

Os pacientes que sofrem com anorexia nervosa passam por uma restrição alimentar severa e voluntária que conduz a uma perda de peso acentuada. Os principais sintomas para diagnosticar o problema são o medo intenso de ganhar peso, o distúrbio na percepção do próprio corpo e a recusa alimentar.

Por conta da falta de ingestão de alimentos, a anorexia nervosa pode levar a complicações cardíacas, respiratórias, ósseas, metabólicas e gastrintestinais.

A sistemática baixa ingestão irá provocar uma diminuição do gasto energético basal e redução das reservas de proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e hormônios, podendo comprometer a sobrevivência do indivíduo por diversas razões relacionadas à desnutrição.

As principais alterações metabólicas observadas em pacientes com anorexia nervosa são a hipercolesterolemia e a hipoglicemia. A hipercolesterolemia é bastante frequente nesses pacientes, porém, sua causa não é completamente conhecida. Provavelmente acontece por conta da redução dos níveis de T3 e da globulina carreadora de colesterol e/ou da diminuição da excreção fecal de ácidos biliares e colesterol.

A hipoglicemia tanto pode ocorrer após jejuns prolongados como em resposta a um episódios de compulsão alimentar seguido de vômitos, sendo frequentemente assintomática.

Já no sistema digestório, essa doença causa sintomas como distensão abdominal, constipação intestinal e desconforto abdominal. Os principais problemas desencadeados no sistema digestório por conta anorexia nervosa são:
- Desidratação severa;
- Pancreatite;
- Úlceras esofágicas;
- Alteração das enzimas hepáticas;
- Diminuição do peristaltismo intestinal;
- Retardamento no esvaziamento gástrico;
- Falência renal, em casos avançados.
Para o tratamento da anorexia nervosa, é necessário uma abordagem multidisciplinar. Além da terapêutica psiquiátrica, é imprescindível a realimentação do paciente. Este processo tem por objetivo a recuperação do peso e estado nutricional.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fontes: Revista Percursos, U.Porto e Brazilian Journal of Psychiatry

Voltar