Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Impactos gastrointestinais causados pelos transtornos alimentares

04/01/2024

Os transtornos alimentares são alterações graves do comportamento alimentar e que afetam, na sua maioria, adolescentes e adultos jovens.

Esses transtornos são acompanhados de várias complicações clínicas relacionadas ao comprometimento do estado nutricional e de práticas compensatórias inadequadas para o controle do peso.

Os dois principais transtornos alimentares são a anorexia e a bulimia.

As complicações clínicas relacionadas à anorexia nervosa são decorrentes da própria desnutrição. Aqui a doença inicia-se a partir de uma dieta restritiva e persistente, evitando-se alimentos que levam ao aumento de peso, como os carboidratos.

Já na bulimia nervosa, são comumente relacionadas ao distúrbio hidroeletrolítico, caracterizando-se por episódios recorrentes de consumo alimentar compulsivo. Aqui há sensação de perda de controle sobre a própria alimentação, com comportamentos recorrentes e inapropriados de compensação para prevenir o ganho de peso, como vômito, abuso de laxantes e diuréticos.

As complicações mais comuns da bulimia são:

– Sinal de Russel: calosidade no dorso da mão, pela lesão da pele com os dentes ao vomitar. Também apresenta vermelhidão do palato, faringe e gengiva, erosão do esmalte dentário e maior susceptibilidade a cáries.

– Inflamação das glândulas salivares: Os alimentos com alto teor de carboidratos podem causar intensa estimulação das glândulas.

- Dilatação gástrica: Causada pela fase de realimentação abrupta ou nos casos de ingestão de grandes quantidades de alimentos.

- Retardo do esvaziamento gástrico: Ocorre na bulimia quanto na anorexia.

– Esofagite: Os vômitos frequentes podem levar à esofagite e ao sangramento da mucosa intestinal, culminando com uma laceração grave - Síndrome de Mallory-Weiss.

– Dores abdominais, gastrite, erosões gastroesofágicas, sangramentos e prolapso retal. Em casos mais graves, ocorre perfuração esofágica e ruptura gástrica.
As complicações mais comuns da anorexia são:

– Constipação: Decorre do uso de laxantes que, se utilizados em longo prazo, podem levar a danos irreversíveis ao cólon intestinal.

– Pancreatite, alteração de enzimas hepáticas, diminuição do peristaltismo intestinal e esteatose hepática relacionada ao jejum persistente.

O tratamento das complicações deve ser realizado concomitante ao acompanhamento psicoterápico e nutricional, necessitando de uma equipe multidisciplinar para o manuseio mais adequado e satisfatório dessas condições clínicas a fim de se tratar a causa do problema e seguir em direção à sua resolução.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: CARMO et. al.; ASSUMPÇÃO, CABRAL; TRAEBERT, MOREIRA.

Voltar