Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Indigestão: O que é e quais as causas?

31/10/2022

A indigestão, também conhecida como dispepsia, afeta 20% da população mundial, e causa sintomas como enjoos, sensação de estufamento, dor e/ou desconforto no abdômen superior, vômitos e sonolência. Normalmente, seus sintomas aparecem cerca de 15 minutos após a refeição.

Apesar de poder ser sintoma de doenças mais graves, na maioria dos casos, a dispepsia tem como causa hábitos não saudáveis ao se alimentar, como por exemplo:

- Comer de forma acelerada;
- Não mastigar os alimentos corretamente;
- Beber de forma exagerada durante as refeições
- Ingerir alimentos muito gordurosas.

Por isso, a primeira recomendação será a revisão dos hábitos alimentares e adequação sob supervisão de um nutricionista. Se os sintomas desaparecerem de forma rápida, então a indigestão provavelmente não oferece riscos maiores para a saúde. Porém, se os sintomas persistirem por mais de uma semana, se acontecerem com frequência ou se vierem acompanhados de outros sinais, como fezes em cor escura, então o médico deve ser procurado.

Algumas das doenças que possuem a indigestão como sintoma são: gastrite, úlcera, azia, cálculo biliar, síndrome do intestino irritável, gastroenterite, colite ou problema pélvico (em mulheres). Nesses casos, o tratamento adequado irá depender do diagnóstico.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fontes: Revista Boa Forma (Abril), Manual MSD, Drauzio Varella

Voltar