Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Infecção por Helicobacter pylori (H. pylori)

20/10/2022

O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que infecta o estômago geralmente durante a infância e que pode ocasionar problemas como gastrite crônica, câncer gástrico e úlcera péptica.

Estudos apontam que até 70% da população brasileira na idade adulta esteja infectada, sendo que a maioria não sente sintomas. Já entre quem desenvolve sintomas, as queixas mais comuns são dor ou queimação abdominal, náuseas, vômitos, eructos (arrotos) frequentes, estufamento e perda de peso.

Os pesquisadores ainda não têm certeza sobre o mecanismo de transmissão do H. pylori, embora acredita-se que a causa mais provável da disseminação aconteça através de água e alimentos contaminados. As pessoas podem adquirir a bactéria através de alimentos que não foram bem lavados ou cozidos apropriadamente ou, ainda, bebendo água proveniente de uma fonte não confiável.

Existem três testes não invasivos para detectar o H. pylori: sangue, fezes ou ar expirado do paciente. Esses dois últimos são mais precisos que o teste sanguíneo. Porém, todos eles são muito difíceis de realizar em nosso meio, pela sua indisponibilidade e/ou preço. Por conta disso, os exames por via endoscópica, com obtenção de biópsia para histologia, cultura e teste rápido da urease são os mais utilizados.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fontes: RBAC

Voltar