Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Ligadura elástica esofágica - quando é indicada?

24/10/2023

As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esófago, geralmente na sua metade inferior, e que são uma consequência possível de doenças crônicas do fígado. Nesses casos, a ligadura elástica esofágica costuma ser o tratamento mais indicado.

Para realização da ligadura durante a endoscopia, emprega-se um kit de ligadura, que é previamente adaptado ao aparelho endoscópico, permitindo a sucção por aspiração de cada um dos cordões varicosos e a subsequente aplicação, sob visão direta, de bandas elásticas na sua base, visando sua obliteração.

A ligadura elástica esofágica está indicada em duas situações específicas:

• Prevenção da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas – O procedimento é programado de forma a erradicar gradualmente as varizes esofágicas e, assim, evitar que ocorra uma hemorragia no futuro. A decisão de laquear as varizes tanto pode ocorrer após a identificação de varizes em pacientes que nunca apresentaram sangramentos, ou algum tempo após um episódio de sangramento, com o objetivo de prevenir recorrências.

• Tratamento de hemorragia digestiva alta por ruptura de varizes esofágicas – Quando um paciente é submetido a uma endoscopia digestiva alta devido a uma hemorragia aguda e uma variz rompida é identificada como a causa, a ligação elástica esofágica deve ser realizada imediatamente. Esse método é altamente eficaz no controle da hemorragia.

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar