Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Ligadura elástica para varizes do esôfago

11/07/2022

As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esôfago, com elevado risco de hemorragias graves. Essas varizes costumam ser uma consequência possível das doenças crônicas do fígado. A depender do caso, o tratamento indicado pode ser a realização de uma ligadura elástica dessas varizes. Situações em que ela é indicada:

    • Prevenção da hemorragia digestiva – quando o procedimento é programado para erradicar gradualmente as varizes esofágicas e evitar que ocorram hemorragias futuras. A decisão de fazer a ligadura das varizes tanto pode ocorrer após sua identificação em doentes que nunca sangraram (chamada profilaxia primária) ou algum tempo após um episódio de hemorragia para prevenir a sua recorrência (profilaxia secundária).

    • Tratamento de hemorragia digestiva  – quando o paciente é submetido a uma ligadura elástica de emergência, devido a uma hemorragia aguda por ruptura de variz.

A ligadura elástica é feita durante o procedimento de endoscopia, após o diagnóstico, por meio de dispositivo conectado à ponta do aparelho de endoscopia, quando o dispositivo aspira um ponto específico da variz e solta um anel de borracha que tem a função de estrangular uma porção da variz aspirada. Esse processo faz com que a variz diminua até desaparecer, em um processo que dura cerca de duas semanas.

Podem ser necessárias várias sessões, até que se conclua a ligadura de todas as varizes com risco de hemorragia. Cada sessão costuma durar cerca de 30 minutos, e as sessões são repetidas geralmente a cada 15 a 30 dias.
O pós-procedimento pode gerar um pouco de desconforto no paciente, principalmente na hora de engolir, mas dura poucos dias.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos endoscópicos no aparelho digestivo. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTES: Esadi; Tudo Sobre Fígado; SOARES; SPED

Voltar