Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Maio Roxo para conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

05/05/2023

Entramos em maio, mês importantíssimo para a área da gastroenterologia. Conhecido como Maio Roxo, esse é o período do ano utilizado especialmente para conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

As DIIs são doenças crônicas, de etiologia desconhecida, capazes de desenvolver uma reação inflamatória na mucosa digestiva de natureza imunológica.

As doenças inflamatórias intestinais são representadas por duas doenças:
- Colite ulcerativa: O cólon pode estar inflamado, envolvendo a camada mais interna do seu revestimento.

- Doença de Crohn: O cólon tem uma inflamação mais profunda e estendida, envolvendo toda a espessura da parede do intestino, podendo levar a comunicações anormais entre o intestino e outros locais e estreitamentos resultantes da inflamação ativa ou da cicatrização de uma inflamação prévia. Além disso, pode envolver qualquer ponto do trato gastrointestinal, desde a boca até o reto. Mais comumente afeta os intestinos grosso e/ou delgado - e neste mais freqüentemente sua porção final, o íleo.

Tanto na doença de Crohn quanto na colite ulcerativa, além da perda funcional, como a má absorção e comprometimento da retenção de proteínas e vitaminas, podem ainda surgir complicações extra-intestinais que incluem a poliartrite migratória, sacroileíte, uveíte, lesões de pele, dentre outros sintomas. Consideram-se que essas manifestações podem surgir antes mesmo dos sintomas intestinais, concomitante ou anteriormente à atividade da doença.

Não há uma explicação única para o desenvolvimento da DII. Uma das teorias mais aceita sugere um processo possivelmente viral, bacteriano ou alérgico, que inicialmente inflama o intestino delgado ou grosso e, dependendo da predisposição genética, resulta no desenvolvimento de anticorpos que cronicamente atacam o intestino, levando à inflamação. Aproximadamente 10% dos pacientes com DII têm um familiar próximo com a doença.

Durante este mês especial, abordaremos outros aspectos da doença, como o tratamento, complicações e diagnóstico.
Fonte: Esadi, Revista Puc-SP

Para o correto diagnóstico de disfunções desse órgão, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar