Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Março Azul-Marinho - Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal

08/03/2024

No Março Azul-Marinho, destacamos a importância da conscientização sobre o câncer colorretal, um dos tipos mais prevalentes no Brasil e no mundo. Este período simboliza um chamado à ação para prevenir e detectar precocemente essa doença, potencialmente aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e redução da mortalidade.

Para maior chance de cura, o diagnóstico precoce é essencial. A colonoscopia, procedimento padrão ouro recomendado para rastreamento, não apenas identifica o câncer em estágios iniciais, mas também permite a remoção de pólipos antes que se tornem cancerígenos. A American Cancer Society agora aconselha que todos, a partir de 45 anos de idade, realizem a colonoscopia para prevenção/detecção precoce do câncer - especialmente aqueles em grupos de risco.

Outros hábitos que ajudam a prevenir o câncer colorretal:

Manter um peso saudável e evitar o sobrepeso ou a obesidade;
Praticar atividades físicas regularmente, combatendo o sedentarismo;
Optar por uma dieta balanceada, rica em fibras, frutas e vegetais, e limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas;
Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: American Cancer Society; Uchicago Medicine;World Health Organization; INCA; Esadi.
 

Voltar