Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Mês de Conscientização das Hepatites Virais

10/07/2023

Hepatite significa inflamação no fígado, de uma maneira simplificada. Várias são as possíveis causas desta inflamação: doença esteatótica, álcool, medicamentos, autoimunidade… e também infecções por certos tipos de vírus.

Existem alguns vírus que têm em comum o hepatotropismo, ou seja, predileção por afetar o fígado quando entram no organismo. Causam doenças que guardam algumas semelhanças, afinal são todas hepatites, mas apresentam importantes diferenças epidemiológicas e quanto à sua evolução.

Os mais conhecidos virus hepatotrópicos são denominados por letras do alfabeto como A, B, C, D (Delta) e E.

A Hepatite A é a mais frequente, porém trata-se de virus que não cronifica, ou seja, não permanece no organismo a longo prazo. Os mais problemáticos são os virus das Hepatites B e C, pois podem causar inflamação indolente prolongada com eventuais consequências como cirrose e carcinoma hepatocelular. O virus delta só atinge pessoas portadoras de Hepatite B, e é incomum no sul do Brasil. O virus E é agente cada vez mais identificado como causador de doença.

É importante esclarecer que Hepatite A não vira B, B não vira C e assim por diante. Cada hepatite é uma doença em particular, causada pelo respectivo virus que tem suas características.

Quando presentes, os sintomas das hepatites incluem:

- Cansaço;
- Febre;
- Mal-estar;
- Tontura;
- Enjoo;
- Vômitos;
- Dor abdominal;
- Pele e olhos amarelados;
- Urina escura;
- Fezes claras.

No entanto, em muitos casos, especialmente nas hepatites crônicas, não há nenhum sintoma e isso aumenta os riscos da infecção evoluir, causando danos mais graves ao fígado. Por isto é importante que nos check-ups de rotina se solicite ao médico que inclua, ao menos uma vez, os exames para hepatites virais, se ele já não o fez.

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, afinal se trata de importante problema de Saúde Pública.

Durante este mês conversaremos um pouco mais sobre estas doenças, formas de prevenção e de tratamento.
Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Ministério da Saúde; FERREIRA, SILVEIRA; SILVA; et. al.; Fiocruz.

Voltar