Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Mesentério agora tem status de órgão

03/11/2022

Em 2016 a ciência nomeou uma estrutura já conhecida do sistema digestivo como sendo um verdadeiro órgão: O mesentério! Ele é uma dobra do peritônio, revestimento da cavidade abdominal, e une grande parte do intestino delgado à parede posterior do abdômen, fazendo com que ele se mantenha no lugar.

A primeira menção conhecida ao mesentério foi feita por Leonardo da Vinci, em um dos seus escritos sobre a anatomia humana. Porém, até pouco tempo atrás, essa parte do corpo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo.

A reclassificação aconteceu após um estudo que durou mais de 6 anos e que fez os cientistas acreditarem que, na verdade, o mesentério é único e contínuo - características necessárias para que uma estrutura corporal seja classificada como órgão.

Ainda não se sabe exatamente qual a função do mesentério além de proporcionar sustentação e permitir irrigação sanguínea às vísceras, porém, essa descoberta abriu caminhos para novos estudos e está ajudando os cientistas a entenderem melhor algumas doenças abdominais e digestivas.

FONTE: Revista Galileu, BBC, Jornal USP.

Voltar